O que é o LPO?

O levantamento de peso é um teste de força, onde atletas levantam uma barra de aço acima da cabeça, com até três vezes o seu peso corporal. Sua origem é bastante antiga: em 1.100 a.C., por exemplo, os chineses usavam a prática como uma etapa de seleção para alistar novos soldados ao Exército.

Passou a ser reconhecido como modalidade olímpica nos Jogos de Atenas em 1896, porém a disputa não era dividida por categorias de peso – como se vê atualmente -, sendo esse fato alterado nas Olimpíadas da Antuérpia em 1920. As mulheres passaram a competir apenas a partir de Sydney (2000), e no Rio 2016 o levantamento de peso contou com oito categorias masculinas e sete femininas.

No CrossFit, é conhecido pela sigla LPO, que significa Levantamento de Peso Olímpico, e também é considerado um dos pilares da prática, pois condiciona o atleta a aplicar grandes quantidades de força em curtos espaços de tempo, ajudando a desenvolver as fibras musculares da maior parte do corpo (pernas, costas, ombros, grip e core) rapidamente.

lpo-gilson

Tanto em competições como no CrossFit, o LPO é dividido em dois tipos:

– Snatch (Arranco)

É o movimento de levantar a barra do solo até acima da cabeça, sem pausa e sem apoiá-la no corpo. Para executá-lo, deve-se colocar a barra com os pesos em frente às pernas, agachar ou fazer uma leve flexão com os joelhos, agarrar a barra com as palmas das mãos para baixo, e puxar em um movimento único até a extensão completa dos braços acima da cabeça. Tudo isso ocorre em uma fração de segundo, e por isso exige bastante treino, pois o menor erro na técnica pode fazer com que o peso caia para frente ou para trás.

– Clean & Jerk (Arremesso)

O arremesso é dividido em dois tempos: no primeiro (Clean), com a barra colocada em frente às pernas, o atleta também dá uma leve flexionada nos joelhos, agarrando-a com as palmas das mãos para baixo; mas diferentemente do Snatch, a barra é levantada até a altura dos ombros, para que o atleta possa se realinhar. No segundo tempo (Jerk), essa é erguida acima da cabeça, enquanto se faz um movimento preciso de tesoura com as pernas. Em seguida, deve-se manter os braços na mesma posição, enquanto as pernas voltam a ficar paralelas. Por ser um movimento mais lento, o peso levantado no arremesso pode ser em média 20% maior que no Snatch.

loo-woman

Quais os benefícios do LPO?

O LPO traz uma série de benefícios, como melhora na densidade óssea, perda de gordura corporal, aumento de massa muscular, e pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que acompanhado de um profissional. É importante também usar calçados adequados, meias – uma vez que a barra está sempre em contato direto durante o movimento -, e até um cinto para a coluna, dependendo do peso que se deseja levantar.

E se pararmos para pensar, executamos LPO diariamente, seja ao levantar uma criança ou pegar uma sacola do chão. Porém, não somente nesse exercício, mas em todos, é preciso ter consciência corporal, principalmente com relação ao core, que é o centro de equilíbrio e força do corpo.

lpo-gilson-2
 
 

As aulas de LPO na Tudors CrossFit são todas as terças, das 21h às 22h.

 

Matricule-se em nosso box e pratique LPO na Tudors.