Como o treino de força muda o seu corpo para melhor

treinododia16-10.jpg

Se você ainda acha que treino de força é apenas para aumentar e definir os músculos, é melhor repensar e incluir pesos na sua rotina de treinamento. Além das finalidades óbvias o treino de força é importantíssimo para a saúde do atleta. Isso mesmo, estamos falando de saúde e não apenas estética.

Muito além de estética

Inúmeros estudos científicos provam a correlação direta do treino de força com o fortalecimento dos ossos. Exatamente por isso são especialmente recomendado para as mulheres, cujo envelhecimento e consequente diminuição hormonal ocasionam altos índices de osteoporose.

Além do aumento na densidade óssea, estudos mais recentes destacam o efeito positivo dos treinos de força na redução do IMC (Índice de Massa Corporal) e na redução dos riscos de doenças cardíacas e Diabetes Tipo 2.

Os benefícios do treinamento de força

Como outras formas de exercício, o treino de força melhora o humor, o endurance e a stamina, mas ainda há outros benefícios:

  • evitar doenças crônicas: ajuda a prevenir e reduzir os efeitos de doenças crônicas, tais como artrites, dores nas costas, depressão, doenças cardíacas e diabetes tipo 2;
  • fortalecer os ossos: aumentando a densidade óssea a pessoa fica menos suscetível a fraturas, lesões ósseas e ao desenvolvimento de osteoporose;
  • aumentar longevidade e independência (qualidade de vida): incrementar a força garante mais independência e capacidade para realizar as tarefas diárias ao longo dos anos;
  • controlar o peso: treinamentos de força aceleram o metabolismo facilitando a manutenção ou a perda de peso;
  • aumentar a atenção e a capacidade de raciocínio: alguns estudos científicos sugerem inclusive que o treino de força tem relação direta com a preservação cognitiva, especialmente entre os idosos.

Além de todos esses benefícios treinar força desenvolve e define seus músculos mudando o seu corpo. Essa mudança estética tem efeito direto na sua autoestima, confiança e motivação, gerando um ciclo virtuoso. Entrando nesse ciclo, a pessoa fica mais saudável e mais propensa a enxergar a vida positivamente. É o que os especialistas definem como estado de felicidade.

Texto extraído do blog da Pood