A importância das Munhequeiras para CrossFit

crossfit-games_wpn8vx.jpg

Mobilidade e amplitude dos movimentos

No pós-treino do CrossFit é possível que as dores musculares venham acompanhadas de dores nas articulações. Isso porque nos treinos intensos e constantemente variados são muito demandadas a mobilidade e a amplitude dos movimentos do atleta.

Dores nos punhos

São muitos os exercícios que cobram os seus punhos: push ups, Hand Stand (push ups e walk), clean, snatch, push press, jerk. Inevitavelmente em algum momento o atleta sentirá incômodo ou até mesmo dor.

Munhequeira para prevenir e recuperar

Para prevenir as dores no punho é bastante recomendável que, além de dedicação aos exercícios de mobilidade, o atleta faça o uso orientado de munhequeiras. As munhequeiras são acessórios que servem para dar suporte aos punhos. Proporcionam maior firmeza durante exercícios de sobrecarga e evitam a hiperextensão dos punhos. Destaca-se que o uso indiscriminado deve ser evitado e poderá prejudicar ao invés de ajudar o atleta.

Munhequeira Pood Fitness

Dicas para o uso de munhequeiras

Reunimos as principais dicas para o máximo aproveitamento do uso de munhequeiras para o aumento da sua performance e a prevenção de lesões:

  • Faça o aquecimento sem as munhequeiras: sabemos que as munhequeiras servem para proporcionar suporte extra e evitar super extensão do punho durante exercícios pesados e intensos. Evitar o uso de munhequeiras durante o aquecimento ou durante atividades mais leves é especialmente benéfico para aumentar a mobilidade e fortalecer os músculos auxiliares das articulações.
  • Evite fixar as munhequeiras baixo demais: considerando que serve para dar suporte aos punhos, é essencial que o atleta fixe a munhequeira logo abaixo da palma da mão, sobre os punhos. Caso a munhequeira fique baixa demais não cumprirá a sua função proteger a articulação dos punhos. 
  • Use munhequeiras somente em exercícios pesados: reserve o uso das munhequeiras para exercícios pesados de LPO a fim de evitar a hiperextensão na recepção do clean, snatch ou do press e jerk; ou para suportar todo o peso do seu corpo (hand stand walk e hspu).
  • Não use munhequeiras para mascarar problemas de mobilidade ou flexibilidade: evite usar munhequeiras para esconder falta de mobilidade ou flexibilidade. Trabalhe os exercícios auxiliares e a mobilidade das outras articulações do corpo. É possível que problemas em outras articulações estejam sobrecarregando os punhos pela perda da forma no movimento.

Use munhequeiras até não precisar mais delas

Você já percebeu que a maioria dos atletas de ponta não usam munhequeiras na maior parte do tempo? O uso da munhequeira é importante para preparar o atleta, evitando lesões e garantindo sua performance enquanto ganha mobilidade e fortalece os músculos. O ideal é que o uso das munhequeiras lhe permita evoluir até não precisar mais delas em qualquer circunstância.

Texto extraído do blog da Pood