Mobilidade no CrossFit: importância e benefícios

Childs-pose-kettlebell.jpg

É bastante intuitivo imaginar que quanto mais móvel mais apto o corpo estará para realizar movimentos variados e amplos. Nesse sentido é também bastante direta a associação da mobilidade com a proposta do CrossFit. O CrossFit se caracteriza como modalidade de treinamentos intensos de movimentos funcionais constantemente variados.

O Conceito De Mobilidade

Mobilidade é uma capacidade física que envolve vários aspectos do alcance da movimentação de uma pessoa. Considera os limites dos músculos, fáscias, tecidos moles, cápsula articular, tendões, coordenação e estabilização.

Os Benefícios Da Mobilidade

  • Amplitude de movimento: O trabalho de mobilidade incrementa significativamente a amplitude do movimento na sua fase ativa. Esta fase é muito importante para o CrossFit que, além dos movimentos de ginástica, contempla os movimentos de levantamento olímpico. Nestes casos o atleta deve ativar os músculos para suportar altas cargas em posições de muita amplitude.
  • Eficiência do exercício: O aumento da mobilidade está diretamente relacionado ao aumento da eficiência na execução de determinado movimento. Mais potência alcançável e menos energia desperdiçável.
  • Estabilização da articulação: O desenvolvimento da capacidade de estabilizar a articulação durante o movimento aumenta a performance e contribui para prevenir lesões.

Menos Mobilidade = Menos Performance = Mais Lesões

As limitações de mobilidade restringem o seu desenvolvimento no CrossFit de várias formas:

  • A falta de mobilidade impede a execução perfeita do movimento e consequentemente o atleta perde potência durante o exercício;
  • Os limites de mobilidade exigem maior gasto energético para executar determinado movimento. Quanto mais energia se gasta para cada movimento menos energia sobrará para avançar no Wod;
  • O déficit de mobilidade torna a execução dos exercícios mais difícil, tanto na dinâmica quanto na estabilização (ex.: estabilização do ombro/escápula durante um OverHead Squat);
  • Toda as limitações de mobilidade redundam pelo menos em duas consequências: menos rendimento e mais lesões.

Texto extraído do blog da Pood Fitness