Crossfit Games: saiba como funciona a competição

crossfit-games_wpn8vx.jpg

Uma vez no ano, durante o mês de julho, acontece na Califórnia o Crossfit Games, única competição de Crossfit oficial no mundo. Mas não é só de treino que precisamos para chegar a ela, é necessário também que o atleta passe por três etapas e ao final da última será eleito o esportista “mais Crossfit” do mundo.

A primeira etapa consiste em uma competição virtual que tem cinco semanas de duração e é baseada nos melhores resultados dos competidores. Os melhores passam para a segunda fase, em que serão disputadas vagas para o mundial de Crossfit, Na última etapa, que acontece na Califórnia, o mundial acontece e o atleta considerado ” mais Crossfit”, ganha o crossfit games.

 

Primeira etapa: Open

Nesta etapa inicial, a seleção de atletas é feita através de uma competição virtual. Toda quinta-feita, durante cinco semanas,  é divulgado um wod, ou seja, um resultado de treino de CrossfitEste deve ser postado no site Crossfit Games até a segunda-feira seguinte. Para validar a competição, os resultados devem ser feitos dentro de um box, afiliado à um juíz. Caso o atleta não treine em uma afiliada, ele deve enviar um vídeo dentro dos padrões exigidos para validar suas repetições.

Na competição de Crossfit da América Latina, 10 melhores homens, 10 melhores mulheres e 10 melhores times serão classificados para a próxima etapa. Neste caso, serão solicitados vídeos dos atletas classificados para comprovação dos resultados postados.

 

Segunda etapa: Regionais

Esta etapa tem a duração de apenas três dias. Os atletas que venceram a competição da primeira fase ( Open) disputarão cinco vagas para o mundial de Crossfit, terceira e última fase da competição global.  Essas competições são regionais e no caso da América Latina, acontecem entre os dias  15 e 17 de maio, em Dallas.

 

Terceira etapa: Crossfit games

A última fase acontece no Estádio Stubhub Center, em Carson, California. Lá se encontram os melhores atletas que se classificaram nas etapas anteriores. Entre eles, 40 homens e as 40 mulheres mais condicionadas do mundo.

O principal elemento dessa competição é não saber o que vai ser enfrentado nos inúmeros wods em um fim de semana de competição. Em edições passadas, por exemplo, os atletas ja correram com sacos de areia, nadaram no mar, entre outros variados exercícios que testam as 10 capacidades exigidas no Crossfit para que o esportista seja considerado “the fittest on earth”, em bom português, o mais Crossfit do planeta Terra.

--

Texto escrito por Nathalia Pinheiro. Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais e formada em Educação Física, Natália é coach e atleta da equipe Crossfit BH.

 

Texto extraído do blog da CrossFit My Way