CrossFit e o mito das lesões

class4.jpg

O CrossFit é uma excelente opção para quem busca eliminar pesodefinir a silhueta, e ganhar massa muscular. Este fato já é consensual até mesmo entre aqueles que amam odiar a modalidade. Por outro lado, algumas pessoas insistem em tentar associar negativamente o CrossFit a lesões. Pura falta de informação ou má-fé.

MITO DAS LESÕES X EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

O fato é que o CrossFit é uma marca que define uma modalidade de treino de sucesso e crescimentos estrondosos. Todo esse sucesso e crescimento são reflexo dos resultados positivos reais conquistados pelas dezenas, depois centenas, milhares e hoje milhões de praticantes ao redor do mundo. A reação e o ceticismo de profissionais e entusiastas de outras modalidades receosas de perder espaço no mercado foi imediata: lançaram o mito das lesões para tentar negar no discurso as evidências do FATO: o praticante de CrossFit evolui fisicamente muito e rápido.

Diante de tanto celeuma envolvendo o CrossFit a comunidade científica se debruçou sobre a modalidade e apresenta reiteradamente estudos científicos comparando a incidência de lesões no CrossFit em relação a outras atividades. A conclusão científica? Os praticantes de CrossFit estão sujeitos a lesões em menor grau e frequência do que praticantes de atividades físicas ainda mais populares, como corrida, voleibol, basquete, futebol.

Os estudos científicos são públicos e em uma rápida pesquisa no Web of Science e no Pubmed Você constatará que:

ramires.jpg

 

COMO EVITAR LESÕES

Em qualquer atividade física o atleta estará sujeito a sofrer lesões. A melhor forma de evitá-las é seguir atentamente as orientações de um profissional de educação física. Ouça seu Coach.

ESPORTE LESIONA, SEDENTARISMO MATA

Nossa dica: pratique esportes. Sempre será melhor estar sujeito a lesões por praticar atividades físicas bem orientadas do que estar sujeito às consequências gravosas de uma vida sedentária.

Texto extraído do blog da Pood Fitness