Como proteger as mãos no CrossFit?

wod_calus.jpg

O CrossFit é uma modalidade de atividades intensas e constantes variadas que além da melhora física, cardíaca-respiratória e estética lhe trará algumas marcas pelo corpo. As marcas não poderão ser totalmente evitadas, mas certamente podem ser atenuadas e não comprometerão os seus treinos se devidamente cuidadas.

Destaca-se o cuidado que convém dispensar às mãos. Hipersensibilidade, bolhas, cortes e calos certamente já foram parceiros de 99,9% dos crossfitters. Na medida em que os treinos avançam os atletas aprendem como prevenir, como se cuidar e como tratar os machucados e lesões nas mãos. Para facilitar a sua vida e aumentar o seu rendimento, a Pood sistematizou as principais medidas e cuidados que o atleta pode tomar antes, durante e depois dos wods para evitar ou minimizar os machucados nas mãos.

Antes

Antes do Wod é importante que o atleta entenda que uma mão hidratada estará mais flexível e menos susceptível a lesões do que uma mão ressecada. Sobre ressecamento das mãos não deixe de consultar o texto sobre Uso do Magnésio no blog da Pood.

Para evitar o ressecamento excessivo das mãos é sempre recomendável que o atleta hidrate as mãos, seja com creme, óleo ou pomadas para mãos. Naturalmente é preciso que o atleta hidrate as mãos com antecedência que permita a completa absorção da substância para não iniciar o Wod com a mão melada de hidratante.

Durante

Durante o Wod o atleta deverá se atentar para dois fatores importantíssimos: o uso de um protetor adequado e o número de reps possíveis de serem executadas sem parar mantendo a técnica e evitando lesões.

Existem vários grips disponíveis no mercado que propõem proteger suas mãos durante o Wod. As características específicas de cada um você pode conferir neste Comparativo Completo publicado pelo Blog da Pood.

Independentemente do grip que o atleta usar ele estará sujeito a lesões e poderá evita-las com uma característica que o ajudará em qualquer situação no CrossFit: conhecer o próprio limite/razoabilidade/autoconhecimento. A lógica é simples: em determinado Wod o atleta deverá completar, entre outros movimentos, 100 repetições de pull up... Ele é capaz de fazer 60 umbroken... mas a partir da 40 repetição ele perde técnica, muda o seu pêndulo, a mão já está fritando... é melhor parar e respirar 10 segundos, esfriar a mão, evitar fadiga e voltar para a barra inteiro ou seguir até os 60 para fazer mais e arriscar abrir a mão e prejudicar muito mais os 40 reps faltantes???

Depois

Após o Wod? Cuide e lixe os calos, quanto mais baixo os calos eles estarão menos suscetíveis a serem brutalmente rasgados durante o próximo Wod; rehidrate as mãos, pomadas após Wods agressivos para as mãos NUNCA farão mal e geralmente farão MUITO bem; e trate os ferimentos higienização, curativos e remédios sempre são bem vindos após ferimentos inevitáveis.

Texto extraído do blog da Pood Fitness