Levantamento de peso: 5 Dicas

Para o atleta que deseja adquirir força e massa muscular, o exercício de levantamento de peso deve ser parte fundamental da sua rotina de treinos, todavia, também é preciso seguir algumas recomendações para executá-lo corretamente.

Não é difícil observar pessoas cometendo os mais diversos erros que, além de suscitar lesões, do mesmo modo reduzem o desempenho e resultados esperados. Por essa razão, confira a seguir a lista que preparamos com o passo a passo sobre levantamento de peso:

1 - AQUEÇA

O aquecimento é muito importante, pois ao fazer movimentos dinâmicos é possível elevar a temperatura corporal, preparando assim os músculos e as articulações. O corpo frio está mais suscetível a lesões do que o corpo devidamente aquecido. Por isso, seja qual for o exercício a ser desenvolvido, aqueça o seu corpo.

2 - ATENÇÃO COM A PEGADA

A pegada é importante para a segurança e a performance dos atletas em qualquer exercício. No supino temos a “Pegada Suicida”, um erro comum em que o indivíduo realiza o supino sem que seu dedo polegar contorne a barra. Tal falta de atenção vem a culminar na completa insegurança, uma vez que, se a barra escorregar, pode cair sobre o rosto, costelas ou pescoço do atleta.

Já no levantamento olímpico, a segurança e os PRs dependem do famoso “Hook Grip” ou pegada gancho. O hook grip consiste em envolver a barra com o polegar e finalizar a pegada com os dedos indicadores e médios sobre o polegar. Esta pegada garante firmeza principalmente no momento da puxada de um snatch ou de um clean.

Além do disso, segurá-lo corretamente favorece mais força, estabilidade ao movimento, e melhor trabalho dos músculos. 

Hook Grip

Hook Grip

3 - ABAIXE COM PROFUNDIDADE

No passo a passo para o levantamento de peso não se pode ignorar essa regra essencial: agachar com profundidade, além da quebra da linha horizontal imaginária que passa pelo joelho e pelo quadril. Esta regra incrementa amplitude e força no agachamento, além de aumentar o potencial dos movimentos snatch e clean.

Além disso, vale lembrar que, quando o movimento de abaixar não é realizado de acordo com o recomendado, o esforço concentra-se nos joelhos, e não no quadril, o que pode levar a lesões.

4 - MANTENHA OS PÉS ALINHADOS PARA FRENTE OU PARA FORA

Pés posicionados de forma inadequada provocam esforço excessivo, contusões, e performance inferior. Sendo assim, durante todo o treino os mantenha alinhados para frente ou para fora (a depender da anatomia do atleta), o que irá assegurar a amplitude e eficiência do movimento.

5 - POSICIONAMENTO DAS COSTAS

Não é muito difícil observar atletas curvando as costas durante um movimento de levantamento de peso. Mas, afinal, qual o momento certo de curvar as costas durante o levantamento olímpico? Nunca. Esta regra é absoluta: Durante todo o movimento de levantamento de peso o atleta deve manter as coluna/costas retas/seladas/alinhadas. Se a sua mobilidade ou força não permitem, trabalhe-as.

Texto extraído do site Pood Fitness